Loucas por sentimentos


Agir pela emoção pode ser algo prejudicial. Eu sei que você já leu muitos textos sobre o assunto e toda hora é alertada a respeito do perigo de se agir pelos sentimentos (...)



Eu também! Quando essa ideia fica só na teoria, ou nos avisos, não parece tão ruim assim. Parece que só entendemos mesmo quando quebramos a cara. Vou contar para vocês algo que aconteceu comigo, um momento em que evitei agir com a emoção e só depois vi que fiz a escolha certa. Vocês, ao mesmo tempo em que vão se identificar, vão achar muito bobo até, mas leia até o final.

Fui comprar roupas, mas tinha um valor limitado para gastar. Decidi começar pelos sapatos e fui até uma loja que sempre compro. Calço tamanho 42, então vocês podem imaginar a minha luta até encontrar um que caiba! Ao entrar, um logo me chamou a atenção: um meia-pata, preto, envernizado, de uns 8 cm. Foi paixão à primeira vista! Vi que era justamente o número 42 e, não bastasse isso, a vendedora diz: “É o último da loja.” Eu pirei! Tinha que ter aquele sapato! Experimentei, dei alguns passos, ficou lindo! Perguntei o preço. Quando a vendedora falou, todo o sonho de tê-lo foi por água abaixo. Não era tão caro, mas como disse, tinha um limite para gastar e ainda precisava comprar muitas coisas de que estava precisando. Eu tinha duas escolhas: comprar o sapato mais lindo da loja, por pura paixão, ou deixar para depois e comprar as outras coisas de que estava precisando. Razão e emoção lutando na minha cabeça.

Foi quando pedi a opinião da vendedora, se estava bonito. Ela disse: “Está maravilhoso, mas você tem muitas ocasiões para usar?”. Foi a pergunta que me salvou de comprar o sapato e estragar todo meu planejamento de gastos. Apesar de lindo, eu realmente não o usaria sempre, aliás, usaria pouquíssimas vezes, sem contar que, naquele momento, não tinha roupas que combinassem com ele. Triste, tirei dos pés e devolvi à vendedora. “É melhor esperar, mês que vêm, quando receber meu salário eu posso voltar e comprar”. Então, experimentei outros sapatos e comprei o que realmente precisava. E diga-se de passagem, com preços muito menores!

Moral da história: eu teria feito a maior burrada se tivesse comprado o tal sapato maravilhoso. Estaria agora, de salto lindo, mas chorando por não ter sobrado dinheiro para comprar outras coisas que eu realmente precisava. Estaria no fundo do poço de salto alto, literalmente! Nisso podemos ver um simples exemplo de que, ao se deixar levar pelas emoções, sempre colhemos decepção, arrependimento e consequências péssimas. Claro, no mês seguinte eu também teria dinheiro para comprar o que necessitava, mas até lá, estaria arrependida. Um mês de arrependimento que poderia ter sido evitado com um simples ‘não’.
Então fica a lição meninas, para mim e para vocês também. Não vamos agir com a emoção. O melhor a fazer é parar, refletir e usar argumentos inteligentes para evitar sofrimento futuro. Hoje é uma roupa comprada na emoção, amanhã pode ser um namoro que não era o ideal para você, uma carreira mal sucedida, um casamento errado e por aí vai.


Se há emoção ou dúvida, é melhor repensar.

Por: Rafaella Rizzo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Mia Bella © 2013 - Editado por Jean Carlos - Traduzido Por: Template Para Blogspo